10 de out. de 2014

Resenha: As aventuras de Sherlock Holmes

Título: As aventuras de Sherlock Holmes 
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: Zahar
Ano: 2014
Páginas: 416
ISBN: 978-85-378-0725-5

As aventuras de Sherlock Homes inclui alguns dos mais conhecidos casos do mestre de Baker Street – o detetive mais amado de toda a literatura policial:
Escândalo na Boêmia ; As Faias acobreadas ; Um caso de identidade ; O mistério do Vale Boscombe ; As cinco sementes de laranja ; O homem da boca torta ; O carbúnculo Azul ; A Liga dos Cabeças Vermelhas ; O polegar do engenheiro ; O nobre solteirão ; O Diadema de Berilos ; A banda malhada

Sempre me culpei por nunca ter lido Sherlock Holmes. E, embora não seja tão fã de livros policiais, eu tinha uma enorme vontade de conhecer o personagem de Arthur Conan Doyle.
Pois bem que, andando pela Bienal, eu encontro essa linda versão da Zahar, em um formato ótimo para carregar e em capa dura, para acabar com as minhas desculpas. E, para melhorar, o livro estava em promoção por R$19,90!
A Zahar já lançou três livros dessa coleção e me aconselharam, depois que que eu já tinha começado esse, que era melhor ler Um estudo em vermelho antes. Mas assim, eu li esse primeiro e adorei de qualquer jeito.

O livro é narrado pelo Watson, amigo e companheiro de Holmes e ele conta diversos casos policias em que acompanhou de perto o trabalho do detetive. Ou seja, é como se fosse um livro de contos, o que só me faz gostar mais ainda. As histórias devem ter por volta de 40 páginas cada uma e, na minha opinião, é o tamanho perfeito.
A linguagem mais antiga que é usada só contribui ainda mais para a narrativa de mistério e para que o leitor se sinta na época que está sendo narrada.
O que é muito gostoso é que, enquanto eu estava lendo, eu tentava solucionar os crimes junto com o detetive - não que eu tenha conseguido muitas vezes, mas eu tentava.
É sensacional ver como o autor consegue ser tão criativo e criar tantos mistérios diferentes e com um raciocínio que só Sherlock Holmes consegue acompanhar.
Meu contos preferidos foram: A banda malhada, A Liga dos Cabeças Vermelhas e O homem da boca torta.
Indico muito! Ainda mais para quem, como eu, nunca tinha lido nada dele e não acompanha livros policiais. Já estou encomendando os próximos.
Bom final de semana!




2 comentários:

  1. OLÁ!!!... FAÇO PARTE DA AGENDA DOS BLOGS E ESTOU PASSANDO PARA UMA VISITINHA!!!... ADOREI SEU BLOG, AMO LER!!!... ESTOU TE SEGUINDO!!!...VOU ADORAR TE RECEBER NO MEU CANTINHO TAMBÉM!!!...
    MINHA PÁGINA NO FACE:
    https://www.facebook.com/tocadasarts?ref=bookmarks
    MEU BLOG:
    http://tocadasarts.blogspot.com
    TE ESPERO LÁ!!!... BEIJOS NO CORAÇÃO!!!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Maria. Já estou te seguindo também, aliás adorei o blog e a maneira detalhada que você explica cada peça ou receita. Bjs.

      Excluir