10 de abr. de 2015

Resenha: Dois Irmãos - Versão HQ

Título: Dois Irmãos
(Baseado na obra de Milton Hatoum)
Autores: Fábio Moon e Gabriel Bá
Editora: Quadrinhos na Cia.
Ano: 2015
ISBN: 978-85-359-2558-6

SINOPSE:

Um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Dois irmãos vem, desde seu lançamento há quinze anos, conquistando novas gerações de leitores. E foi com o mesmo entusiasmo desses leitores que Fábio Moon e Gabriel Bá embarcaram na missão de adaptar o romance de Milton Hatoum para uma graphic novel. Entre os mais premiados da última década, os irmãos quadrinistas vêm igualmente arrebatando fãs e trazendo uma verdadeira legião de leitores às HQs. Suas obras foram publicadas em diversos países, atravessando fronteiras culturais e políticas.
Ao mesmo tempo que preserva a força narrativa de Hatoum, esta adaptação evidencia o talento de Bá e Moon na construção de histórias que alternam entre a tragédia, a delicadeza, a brutalidade e o humor. No traço deles, a vida dos gêmeos Yaqub e Omar ganha novos contornos épicos. A Manaus dos quadrinhos, feita de um jogo de luz e sombras, acolhe este drama que cruza gerações e, seja nos grandes planos ou nos mínimos detalhes, carrega o enredo original de energia e vitalidade.
Quem conhece a obra de Hatoum vai não apenas reencontrar, mas redescobrir com outros olhos personagens marcantes como Domingas, Halim, Zana e Dália. E os novos leitores terão contato com um riquíssimo universo ficcional, um drama que, ao esmiuçar a intimidade e a rivalidade de Yaqub e Halim, lança luz nas frestas das relações familiares, do amor e da história recente do Brasil.


Voltei com a resenha de mais uma Graphic Novel. Dessa vez é do lançamento da Companhia das Letras, Dois Irmãos em versão HQ!

Não fiquei namorando esse livro por muito tempo... assim que ele saiu, precisei ter um. A Companhia também tem a obra de Miltom Hatoum nas versões de bolso e na versão brochura normal. 

Esse livro é extremamente conceituado na literatura e essa edição em quadrinhos é, na minha opinião, uma ótima maneira de inserir leitores que não estão acostumados com uma escrita mais densa, nessa parte do universo literário. É o romance de Hatoum adaptado e ilustrado por Gabriel Bá e Fabio Moon.
Três observações antes de falar sobre a história:
1- a capa é sensacional, como todos podem ver. Não tem como discordar disso.
2- você vai ler esse livro de uma vez só.
3- a técnica das ilustrações foi impecável. Os irmãos ilustradores estão de parabéns e aqui segue um link para quem tiver mais curiosidade sobre outros trabalhos: http://fabioandgabriel.blogspot.com.br/

A narrativa trata de uma família de origem libanesa que vive em Manaus e os personagens principais são Yaqub e Omar, os dois irmãos gêmeos.

Desde um acontecimento, a relação dos irmãos é de competição, raiva, vingança e desgosto e, por esse motivo, Yaqub é mandado para o Líbano com 13 anos para retornar, um homem completamente diferente, 5 anos depois.
Fisicamente, a única diferença entre eles é uma cicatriz no rosto que Omar não tem, mas, de personalidade, eles são completamente opostos em todos os sentidos.
Toda a história gira em torno de como o lar de Zana e Halim (os pais dos irmãos) se desfaz aos poucos.

Algo muito legal no livro é que o Miltom Hatoum cria cada personagem com características próprias e, ao mesmo tempo que ele define muito bem as relações e sentimentos do livro, muita coisa fica em aberto e no suspense.
Sempre me indicaram o romance e eu resolvi começar com o HQ para ver o que eu acho... a história é emocionante e não traz nada de fantástico, é tudo muito próximo da realidade e com críticas atemporais.

Fica a dica para o final de semana 

Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário