6 de dez. de 2017

Resenha: Em busca de Watership Down

Em busca de Watership Down
Richard Adams
Planeta, 2017

SINOPSE:

Quando um coelho vidente prevê a destruição da toca onde vive, ele se une a seus amigos para achar uma nova casa. No caminho rumo à mítica colina de Watership Down, enfrentam rivais e armadilhas. Mas, mesmo depois de chegarem e, teoricamente, encontrarem um lugar seguro para viver, precisarão lutar para salvar a colônia vizinha e repopular a própria comunidade.
Em busca de Watership Down fala de dominação e opressão, de fascismo e utopia, de mitologia e delírio coletivo, de sentimento de comunidade e de loucura. No Reino Unido, ocupa o segundo lugar entre os juvenis de fantasia mais vendidos do século XX, atrás apenas da saga Harry Potter.

Em busca de Watership Down foi uma agradável surpresa! O título faz parte dos lançamentos da Editora Planeta do segundo semestre desse ano e  eu o escolhi para leitura depois de ver a sinopse que me intrigou um pouco. Apesar de gostar muito de fantasia, tive dúvidas se um livro que narra as aventuras de coelhos iria me encantar.... mas encantou!

Durante 460 páginas acompanhamos as aventuras de Quinto, Avelã e os outros coelhos machos que abandonam o viveiro depois que Quinto teve uma visão, prevendo a destruição total do lar deles. Eles partem em busca de um novo lugar para formar o viveiro, liderados por Avelã.

Enfrentam todos os perigos possíveis, com algumas perdas e conquistas pelo caminho. Mas o maior desafio é conseguir fêmeas e ninhadas para que o novo viveiro prospere. 

Podemos dizer que o livro é uma fábula, embora o único aspecto humano dos animais da história é falar. O autor fez questão de manter todas as características originais dos animais.  A única coisa que eles fazem que os diferencia dos animais verdadeiros é falar. E por falar no autor, Richard Adams escreveu essa história no início dos anos 70. Ele criava história para entreter as filhas em viagens longas e depois, a pedido delas, transformou essa grande aventura em livro. A primeira publicação foi em 1974. 

Mas Em busca de Watership Down não é uma história boba para criança dormir! É uma  trama que envolve o despertar da liderança, da fé e da coragem, além de tratar sobre dominação, opressão e delírio coletivo e, mais do que tudo, de sobrevivência. O livro que começou como entretenimento para crianças se tornou uma das melhores fantasias do século XX, um clássico da literatura britânica. 

E agora em 2017 a Editora Planeta relançou esse clássico em uma edição primorosa em capa dura com detalhes dourados. Uma edição para colecionador, com certeza. 

Então se você gosta de se aventurar em leituras que o tirem de sua zona de conforto, eu indico Em busca de Watership Down. Assim como eu, você será positivamente surpreendido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário