7 de mar. de 2018

Fraude legítima

FRAUDE LEGÍTIMA
E. Lockhart
Seguinte, 2017

Sinopse:
Jule West Williams é uma garota capaz de se adaptar a qualquer lugar ou situação. Imogen Sokoloff é uma herdeira milionária fugindo de suas responsabilidades. Além do fato de serem órfãs, as duas garotas têm pouco em comum, mas isso não as impede de desenvolver uma amizade intensa quando se reencontram anos depois de terem se conhecido no colégio. Elas passam os dias em meio a luxo e privilégios, até que uma série de eventos estranhos começa a tomar curso, culminando no trágico suicídio de Imogen e forçando Jule a descobrir como viver sem sua melhor amiga. Mas, talvez, as histórias das duas garotas tenham se unido de maneira inexorável — e seja tarde demais para voltar atrás.


E. Lockhart, a mesma autora que Mentirosos não decepcionou nesse novo livro. Na minha opinião, nem se compara ao primeiro romance da autora, mas tem uma característica comum aos outros dois: o ritmo rápido que te faz engolir as palavras e ficar com o coração acelerado de tanta ansiedade para descobrir o que vai acontecer.

Assim como o primeiro livro, é preciso tomar muito cuidado com spoilers, pois qualquer mínimo detalhe pode estragar a experiência da leitura.
A falta de linearidade do livro contribui para a aceleração da leitura: o primeiro capítulo é o penúltimo e a partir dele vamos lendo a história de "trás para frente", até chegar ao último capítulo, que é a conclusão da história. 
Como se isso não bastasse para deixar o leitor um pouco confuso, ainda há o fato de que Jule, a protagonista e narradora da história, é uma mentirosa de mão cheia e se contradiz a todo momento, então não fica claro o que está acontecendo de verdade e o que são os pensamentos dela.
Há momentos de muita surpresa e revelação, mas admito que assim que eu entrei no ritmo do livro eu descobri várias coisas de cara. Acho que isso se deve ao fato de que, por já ter lido outras duas obras de E. Lockhart, aprendi a ler com mais atenção alguns detalhes que parecem "soltos".
Não é daqueles livros que você pode sentar e ler sem prestar atenção, pois vai chegar ao final sem ter entendido nem metade da história. Fraude legítima exige sua atenção e não decepciona.
Indico a leitura principalmente para os fãs de thrillers psicológicos, o livro tem uma pegada muito parecida! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário